Web 2.0 e a Programação.

Começaram a desenvolver softwares que são usados pela internet e vendidos não em pacotes mas como serviços, pagos mensalmente como uma conta de água. Além disso, mudou-se a forma de fazer softwares. Para que tudo funcionasse bem na internet, foi necessário criar novas tecnologias que tornassem a experiência do usuário mais rica, com interfaces rápidas e muito fáceis de usar.

Softwares que ficam melhores quando mais são usados
Se internet é feita de gente, as pessoas podem ajudar a tornar o sofware melhor. Por exemplo, quando um usuário avalia uma notícia, ele ajuda o software a saber qual notícia é a melhor. Quando um usuário organiza uma informação através de tags, ele ajuda o software a entregar informações cada vez mais organizadas. Na web 2.0 os softwares ficam melhores na medida que são mais usados.

Web como plataforma
Na web 2.0 os softwares funcionam pela internet, não somente instalados no computador local. A web 2.0 é uma só. Vários programas podem se integrar formando uma grande plataforma. Por exemplo, os seus contatos do programa de e-mail podem ser usados no programa de agenda, ou pode-se criar um novo evento numa agenda através do programa de e-mail. Tudo isso pela internet.

API: Programas abertos
Na web 2.0 os programas são abertos, ou seja, uma parte do programa pode ser utilizado por qualquer pessoa para se fazer outro programa. São utilizadas API para deixar que outros sites utilizem partes dos seus dados nos serviços deles.

Escalabilidade com bom custo-benefício
Na Web 2.0, quanto mais usuários um site tem, melhor. O site não fica mais lento nem o sistema mais pesado pelo alto número de usuários, pelo contrário, quando mais usuários melhor, do ponto de vista de sistema e de custo-benefício.

Software acima do nível de um único dispositivo
Outra grande lição de desenvolvimento da web 2.0 é fazer programas que funcionem em diversos dispositivos, como celulares, palms, etc. Um ótimo exemplo disso é o Itunes e o Ipod. Em vez de simplesmente vender músicas pela internet, a Apple inventou um dispositivo para ouvir essas músicas em qualquer lugar de forma fácil e agradável.

0 Comments:

Postar um comentário