Conheça a WEB 2.0

Conheça a WEB 2.0

Web 2.0 é, basicamente, uma internet viva. O que faz esta nova internet ser viva é muito simples: internet é feita de gente.

Na internet antiga, algumas pessoas pensavam em traduzir o que se fazia em jornal, revista e TV para a internet. Não deu certo. Então apareceram sites que utilizavam a interatividade com as pessoas para se desenvolver. Sites cujo conteúdo é feito e organizado exclusivamente pelos próprios visitantes, não por uma equipe editorial.

No Brasil há alguns exemplos-chave. O Orkut é um deles. É feito exclusivamente pelos usuários que participam e se relacionam através dele. Outro exemplo é o Mercado Livre . Ele não é uma loja virtual, não tem um estoque, não tem uma equipe de entrega. Ele é totalmente feito pelos usuários que visitam o site e vendem através dele.

Existem centenas de outros exemplos espalhados pelo mundo. Rádios nas quais o usuário organiza as músicas como quer, sites de fotos onde o usuário insere e organiza suas fotos, sites para guardar e compartilhar com amigos seus links favoritos, sites de notícia em que o usuário é que faz a notícia, enciclopédias nas quais o usuário escreve ou corríge um artigo, enfim, os exemplos não têm fim. A cada dia aparecem novas idéias.

Mas web 2.0 não é só isso. Da análise das empresas que deram certo na internet nasceram diversos conceitos, que se aplicam em várias áreas. Abaixo há uma relação destes conceitos, divididos pelas áreas que eles afetam.

0 Comments:

Postar um comentário